No banco de dados da AuE Soluções, adotamos para as plantas brasileiras a informação do bioma de ocorrência e como fonte, contamos com a mais recente publicação: a Flora do Brasil. Esta grandiosa base de dados nos informa a partir de um mapa ilustrativo em quais os domínios fitogeográficos a espécie em questão ocorre. Assim, correlacionando esta informação com os dados climáticos de ocorrência e checando as limitantes de temperatura, sua escolha será mais precisa, além de respeitar os limites de ocorrência natural das espécies vegetais.
Para as plantas brasileiras contamos com a mais recente publicação: a Flora do Brasil. Esta grandiosa base de dados nos informa a partir de um mapa ilustrativo em quais os domínios fitogeográficos a espécie em questão ocorre. Assim, correlacionando esta informação com os dados climáticos de ocorrência e checando as limitantes de temperatura, sua escolha será mais precisa, além de respeitar os limites de ocorrência natural das espécies vegetais.
Bioma
Domínio no qual as plantas ocorrem, é subdividido em:
(FONTE: FLORA DO BRASIL 2013)
Amazônia
Domínio fitogeográfico presente nas Regiões Norte e Centro-Oeste do Brasil, com grande variedade de fitofisionomias, mas com o predomínio de Florestas de Igapó e Florestas de Terra-Firme Ter Steege et al. 2003. Ocupa 49,3% do território brasileiro e se estende através da Bolívia, Peru, Equador, Colômbia, Venezuela e Guianas Kress et al. 1998.
Caatinga
Domínio exclusivamente brasileiro composto por vegetação tipicamente xerófila, que ocorre sob clima semi-árido da Região Nordeste e ocupa 9,9% do território nacional Andrade-Lima 1981.
Cerrado
Domínio formado por um mosaico de vegetações com fitofisionomias florestais, savânicas e campestres, inclusive campos rupestres Giulietti & Pirani 1988. Ocupa 23,9% do território brasileiro e também ocorre no nordeste do Paraguai e da Bolívia Ab`Saber 1983, Mendonça et al. 2008.
Mata Atlântica
Domínio que inclui formações florestais e não-florestais que ocorrem ao longo da costa brasileira, com grande amplitude latitudinal, desde o Rio Grande do Norte até o Rio Grande do Sul e com variação altitudinal a partir do nível do mar até as regiões serranas do Complexo da Mantiqueira. O Brasil abriga 95% deste domínio fitogeográfico, que corresponde a 13% do seu território Stehmann et al. 2009.
Pampa ou Campos-Sulinos
Vegetação campestre predominantemente herbácea ou subarbustiva e geralmente contínua. Ocupa 2.1% do território brasileiro, exclusivamente no Rio Grande do Sul, mas com extensões para a Argentina, Uruguai e leste do Paraguai Boldrini 2009.
Pantanal
Domínio das terras submetidas às inundações periódicas dos rios Paraná e Paraguai, ocorrente na Região Centro-Oeste do Brasil, que ocupa 1,8% do território brasileiro e se distribui continuamente até a Bolívia, Paraguai e Argentina Pott & Pott 1997.