Montar uma boa prancha é muito importante para conquistar o cliente, pois assim, o mesmo consegue entender com mais clareza o projeto, uma vez que pode conter legendas, além de ser mais bonito de se apresentar. Esta é uma etapa muito importante do processo, uma vez que é através da prancha que será possível mostrar ao cliente, de forma clara e organizada, como de fato será o projeto.
Através deste artigo será ensinado como criar uma prancha para poder imprimir seu projeto de forma correta e com qualidade.
1º Passo – Após gerar sua planta baixa humanizada é preciso imprimi-la, em escala, para apresentar a seu cliente. Para isso, abra o VisualPLAN e vá em Exibir. Em Visualizar, clique em Papel.
2º Passo – Será aberta uma tela contendo uma folha em branco.
Agora, configuraremos a Página.
Selecionando o Formato do Papel:
Na aba Configuração da Página, devemos determinar a orientação da folha (horizontal e vertical) e o formato do papel, inserindo suas dimensões em milímetros.
Selecionando a Cor do Papel:
Caso queira alterar a cor do papel clique no ícone Cor do Papel e escolha a tonalidade e o efeito desejado.
Configuração de Margens:
Para inserir margens na prancha clique no ícone Margens e selecione alguns dos padrões disponíveis. Se quiser deixar a margem visível todo o tempo marque a opção Mostrar Margem.
Inclusão de Páginas:
Podemos incluir várias páginas dentro de um mesmo arquivo a fim de produzir diferentes ângulos, visualizações e representações do mesmo projeto. À medida que realizamos a inclusão de novas páginas elas vão sendo mostradas na aba Páginas. Para realizar a exclusão de alguma delas basta selecionar a que for desejada e clicar em Excluir.
Criação de Viewports:
Para inserirmos o desenho nas folhas de apresentação, necessitamos de um elemento essencial chamado Viewport. Ela nada mais é do que uma janela de visualização do projeto e no VisualPLAN, traz um conceito bem parecido com o que já é utilizado no AutoCAD.
Para realizar o procedimento devemos clicar no botão Criar. Em seguida crie o contorno da viewport fazendo um retângulo que tenha tamanho adequado para caber o desenho, além de aproveitar ao máximo a área da folha. Deixe a opção Mostrar margem ativa para que seja possível ter uma referência para a criação da Viewport.
Perceba que a linha de contorno da Viewport está azul. Isto significa que ela foi criada corretamente e que esta aberta para edição.
O próximo passo é determinar o tipo de escala em que a planta baixa deverá ser impressa. Tem -se dois tipos: a escala numérica e a escala gráfica. A primeira traz a indicação numérica de qual escala o projeto está (por exemplo 1/100) e a segunda traz a representação de uma barra que realiza a correspondência com as medidas do desenho. Esta opção é interessante para quando precisamos imprimir o projeto em tamanhos de folha distintos daquele que originalmente se determinou. Isso ocorre porque a medida da escala sempre acompanhará as dimensões do desenho.
Para selecionar a escala basta clicar sobre o ícone Escala e escolher uma opção que seja compatível com as dimensões do projeto e da folha escolhida.
Para inserir a escala gráfica , basta clicar no ícone Escala gráfica e selecionar a opção referente à posição em que ela deve ser inserida na folha (na parte inferior esquerda ou direita). Automaticamente, a escala gráfica será gerada de acordo com a escala numérica que determinamos.
Por último, podemos escolher se a escala numérica será mostrada e em que posição ela será inserida. Para isso, basta clicar sobre o ícone Escala texto e selecionar em qual lado da folha ela será impressa.
Convertendo um polígono em Viewport:
Caso queria criar a viewport utilizando a ferramenta polígono ou retângulo, será preciso convertê-la em uma viewport depois. Para isso, clique no ícone Converte, selecione o polígono e aperte Enter.
Posicionando o desenho na Viewport:
Para ajustar a posição em que o desenho aparecerá na folha deve-se primeiramente selecionar a viewport e clicar no ícone Posicionar. Em seguida, pressione o botão esquerdo do mouse e arraste a imagem para a posição desejada.
Impressão:
Após a finalização das pranchas o próximo passo é exportá-las para que seja possível imprimi-las. Para isso, deve-se clicar na aba Arquivo e selecionar a opção Exportar imagens. Selecione a pasta que salvara o arquivo e clique em Salvar.