Uma decoração paisagística deve ser bela em todos os momentos em que a olharmos. Durante a manhã e a tarde o sol e a luz do dia destacam naturalmente as cores e formas de nossas plantas e objetos num jardim, por exemplo. Porém, a noite pode apagar a vista de deste cenário e muitos investem em um projeto com iluminação, dando até um outro aspecto ao ambiente. Sabemos que você paisagista conhece isto muito bem. Mas saberia criar uma apresentação com essas condições no PhotoLANDSCAPE? Este pode ser um recurso muito útil em uma apresentação e você aprenderá agora.
Vamos utilizar o exemplo acima com a fotomontagem já pronta. Inclusive, este é melhor momento para aplicar os efeitos que vamos utilizar de uma maneira mais prática.
Ajustamos a iluminação dos itens e os pisos que utilizamos, escurecendo-as. Para fazer isso selecionamos o objeto que queremos e na aba Formatação clicamos em brilho. Abre-se uma pequena janela para regularmos o brilho e o contraste.
Depois fazemos o mesmo com a foto do fundo. Lembrando que a ordem que estamos fazendo esse processo não precisa ser exatamente essa, você pode escurecer o fundo primeiramente e ajustar o restante depois caso achar mais fácil.
Feito a parte do escurecimento, utilizaremos um recurso novo. O PhotoLANDSCAPE 2012 possui uma opção de preenchimento na seleção em que podemos criar alguns efeitos interessantes.
Criamos um círculo em volta da lâmpada do poste e com ele selecionado vamos até a aba formatação e clicamos em Preenchimento. Esta janela vai se abrir:
Aqui podemos escolher uma das três formas de preenchimento. A primeira é a inserção de apenas uma cor chapada. Definimos a cor clicando em alguma na lista já existente ou pelas barras abaixo no sistema RGB. A quarta barra é o nível de opacidade da cor.
A segunda é um degradê que controlamos o ponto inicial e o ponto final das cores. Clicando nos círculos Start Point ou End Point e arrastando até um determinado ponto criamos uma direção pra a mistura.
A terceira é também um degrade, porém em forma de círculo. Clicando na esfera Center Point e arrastando-a, definimos onde é o ponto da mistura das duas cores. Abaixo, temos uma barra com a função de aumentar ou diminuir a cor do centro e ao lado escolhemos a ordem que elas irão ocupar.
Para o efeito que queremos reproduzir, utilizaremos esse tipo de preenchimento. Escolhemos a cor branco e diminuímos a opacidade da outra até atingir o resultado que queremos.
Feitos todos esses ajustes ainda temos a borda do círculo para ser removida. Então clicamos no botão acima Borda e temos uma janela bem semelhante as vistas anteriormente.
Neste local podemos criar uma borda para a seleção. Os ajustes de cores são feitos da mesma forma do preenchimento e na barra abaixo a espessura da borda. No caso da nossa fotomontagem, vamos retirar a borda clicando na primeira opção desta caixa.
Terminados os ajustes necessários, como a posição das sombras, estamos com nosso efeito noturno pronto. Este é só um exemplo do que podemos criar com essas ferramentas. Sua criatividade é que vai ser o limite ao utilizá-las. Para exemplificar, o utilizamos o efeito de preenchimento em degradê no céu ao fundo para dar um realismo maior no céu a noite.