Quando representamos um projeto paisagístico por meio de fotomontagem, um dos aspectos mais importantes à se atentar para conseguirmos obter naturalidade e realismo é a perspectiva. Tudo aquilo que inserimos sobre a imagem original deve "respeitar" e seguir as linhas de base (conhecidas no desenho como "linhas de fuga") para que a sensação de profundidade seja mantida. Na "Revista AuE Paisagismo digital" deste mês, veremos novo recurso "Perspectiva" presente no PhotoLANDSCAPE 2022, que facilita muito a realização deste processo na inserção de pisos.
1º Passo – O primeiro passo é criar o contorno da área na qual iremos inserir o piso da forma mais precisa possível. Para isso, utilizaremos a ferramenta "Polígono". Caso a criação o polígono não tenha ocorrido de forma precisa, basta selecioná-lo e na aba "Formatação" clicar em "Editar nós". Em seguida mova os nós para a posição que for adequada e ao final aperte a tecla "Esc".
2º Passo – O próximo passo é escolher o piso desejado, para isto basta dar um clique sobre ele no filtro de buscas.
3º Passo – Note que automaticamente o piso foi inserido dentro do polígono que criamos anteriormente. Mas para ajustarmos sua escala e a sua posição para que fique de acordo com a perspectiva da imagem devemos selecioná-lo e clicar em "Editar".
4º Passo – Em seguida, a imagem de fundo ficará em tons de cinza apenas com o polígono e o piso em destaque. Para editar, devemos clicar sobre o polígono e selecionar o ícone "Perspectiva" na aba "Formatação".
5º Passo – Percebe-se então que o piso agora tornou-se um plano e devemos puxar suas extremidades para que coincidam com as linhas de base da foto original. Para concluir, clique em "Finalizar edição".
6º Passo – Vemos agora que o piso está de acordo com a foto do fundo, criando a sensação de profundidade e maior realismo na fotomontagem.