Este mês vamos mostrar como dar mais realidade à fotomontagem, fazendo cada mapa inserido projetar uma sombra no solo do terreno. Para começar, ajustamos o brilho da foto do espaço, aumentando a sua luminosidade para simular o efeito diurno.
Logo, inserimos um mapa (aqui tirado em "símbolos>pessoas") e ajustamos também o seu brilho, assim como o de qualquer outro, de forma que todos os elementos do quadro tenham luminosidade semelhante.
Observamos agora a foto do terreno e as sombras dos objetos, na forma original, para encontrarmos o seu ponto de luz. Valendo-se desse recurso, faça com a ferramenta polígonos, o desenho da sombra na direção oposta a luz. Após a ação, clique na seleção e acione a ferramenta Baldinho. Em seguida, acione a cor cinza escuro e a opção realce. Terminado esse processo, utilize o botão pincel e acione a opção sem borda.
Repita o processo com todos os outros mapas a serem inseridos.
Lembre-se que todas as sombras devem estar na mesma posição e que elas podem passar sobre outro mapa, como a sombra do cão no pé da pessoa. Preste atenção na perspectiva e use o bom senso.
O resultado da fotomontagem com sombreamento dos mapas possibilita maior realismo, tirando a aparência artificial produzida pela montagem (cortar e colar).