A origem da água no projeto de irrigação é a primeira e a última preocupação do projetista. Esta afirmação pode parecer estranha a princípio, mas é bastante pertinente. Ao iniciar um projeto de irrigação, o primeiro passo do projetista é definir se irá utilizar uma bomba ou a água fornecida pelo Hidrômetro (em Portugal, medidor). Também há a possibilidade do projetista já ter uma bomba pré-definida, pela relação custo x benefício; ou seja, ultrapassar determinada vazão nos setores pode aumentar muito o custo do projeto.
Assim, mesmo quem inicia um projeto pela distribuição dos aspersores, já definiu, de antemão, qual será a origem do sistema. No HydroLANDSCAPE o início do projeto pode ser a inserção da origem ou a distribuição dos aspersores. Nos artigos anteriores descrevi um projeto passo-a-passo com o HydroLANDSCAPE partindo da origem.
Neste artigo vamos destacar como é o processo em um projeto onde definimos a origem no final do processo. Vamos considerar a irrigação de uma residência, onde iniciamos distribuindo aspersores e obtivemos uma distribuição como na imagem abaixo:
O próximo passo é a setorização do projeto. Na tela Diagrama / S o HydroLANDSCAPE apresenta todos os equipamentos de irrigação inseridos no projeto. Neste caso, nenhuma origem, nenhuma válvula e 83 aspersores com uma vazão total de 17,6800m3/h.
Para setorizar, o HydroLANDSCAPE exige que a origem, ou as origens, esteja pelo menos posicionada no projeto. Portanto, o projetista terá de definir um pouco mais a origem do sistema.
O projetista pode estimar os valores da bomba, pois já conhece a pressão planejada para os aspersores e pode definir a quantidade de setores para estimar a vazão de cada um.
Por outro lado o projetista pode inserir a origem sem definir os valores de pressão e vazão, para utilizar os valores que serão gerados pelos cálculos hidráulicos do programa.
De qualquer forma, tendo valores estimados ou não, o programa irá apresentar os valores necessários ao final do dimensionamento e o projetista poderá consultar o catálogo do fornecedor da bomba para selecionar o melhor modelo. Com a posição da origem definida, é possível concluir o projeto, traçando as tubulações e calculando o projeto.
Após calcular o projeto, o HydroLANDSCAPE irá destacar a origem para informar os valores necessários obtidos pelo cálculo. Neste ponto, basta clicar na origem para obter os dados de pressão e vazão necessários na bomba. Veja na tela abaixo:
Para alterar os valores da origem, basta clicar no botão Informa e selecionar a origem, alterar os valores e clicar em Alterar.