Quando recebemos um desenho de um terreno para fazer a irrigação, devemos analisar o projeto, a área, os locais onde será feita a irrigação entre outras coisas. Porém existem mais algumas observações a serem feitas a nível de desenho.
Quando o projetista recebe um desenho de CAD com georreferenciamento, este deverá conter curvas de nível, que devem ser analisadas. O desenho pode estar em 3D, e para começar o projeto devemos fazer algumas modificações para preparar o desenho para o projeto. Caso o projetista ignore estes procedimentos, as consequências serão erros de cálculo ou de desenhos, e posteriormente o retrabalho de refazer o projeto de forma correta.
Ao mudar a visualização do CAD para isométrica veremos que o desenho está em níveis de altitude diferentes, o que causa o erro. Para não ter este tipo de problema devemos realizar alguns procedimentos antes de iniciar o projeto de irrigação. Você pode utilizar as ferramentas da aba Apoio para regularizar seu desenho e trabalhar sem problemas.
Na aba apoio temos quatro botões com funções distintas:
Plantas:
Abre o catálogo de plantas do banco de dados para consulta.
Achatar:
Transforma um desenho em 3D para o 2D, forçando o valor que está em Z ficar igual a zero. Útil para quando alguém que recebe o projeto de alguém que está em planta baixa não ter problemas com valores acrescentados no eixo Z em aspersores, por exemplo.