Este artigo pretende aprofundar a memória de cálculo do dimensionamento hidráulico com o HydroLANDSCAPE.
Para fazer a demonstração será utilizado um projeto desenhado com o HydroLANDSCAPE e já dimensionado como na imagem abaixo:
Primeiramente vamos entender a tela de Memória de Cálculo. Clicando em Memória de Cálculo teremos um relatório com o cálculo de cada setor do projeto:
O HydroLANDSCAPE calcula a perda de carga de todos os tubos do projeto e determina o "pior caso" de cada setor para, posteriormente, calcular a pressão/vazão necessários na origem (bomba ou hidrômetro).
Na tela de dimensionar, na aba Exibir podemos marcar a opção "Destacar pior caso" para ver, em verde, o pior caso de cada setor. A válvula pintada de verde indica que esta será utilizada no dimensionamento da origem, ou seja, o setor que tem a válvula pintada de verde tem a maior demanda de pressão do sistema.
Assim, no relatório de cálculo temos o pior caso de cada setor e na tela de dimensionamento podemos ver destacado a sequência de tubos e aspersores que foi apresentada neste relatório.
No caso do projetista buscar conferir ou entender melhor o relatório de cálculo, ainda há a opção de marcar "Exibir ID" para poder localizar na tela de dimensionamento cada tubo, ou aspersor calculado na planilha.
Na imagem abaixo, foi marcado "Exibir ID" e dado zoom no "Destacar Pior Caso". Agora fica fácil localizar na memória de cálculo cada tubo dimensionado, bem como a vazão acumulada em cada aspersor.