Os catálogos dos fabricantes de aspersores normalmente trazem a precipitação em mm/h para cada bocal, considerando o espaçamento perfeito entre os aspersores (pé-no-pé), como destacado na figura abaixo. Porém, como os projetos de paisagismo não são feitos obedecendo os espaçamentos ideais dos aspersores, normalmente o espaçamento final entre os aspersores não corresponde exatamente ao valor definido na tabela.
Por isto, o HydroLANDSCAPE possui uma ferramenta para que o projetista possa encontrar facilmente a precipitação de seus setores, para evitar o desperdício d água e obter o tempo dos setores com maior precisão e rapidez.
Para utilizar esta opção e realizar o cálculo da precipitação dos setores você precisará abrir um projeto no HydroLANDSCAPE e clicar no botão dimensionar.
Ao clicar no botão dimensionar, aparecerá a seguinte tela:
Perceba que a tela dimensionar apresenta o projeto que foi desenvolvido na tela do CAD, e na parte superior, uma barra com os botões Circuito, calcular LL (linha lateral) e calcular LP (Linha Principal). Antes de continuarmos, clique nos botões seguindo esta sequencia, analisando o circuito primeiro e calculando a linha lateral e a principal.
Ao lado esquerdo da tela, existe um botão com uma nuvem desenhada. Este é o botão de precipitação. Clique nele.
Depois de clicar no botão precipitação, será necessário selecionar 4 aspersores do mesmo setor, que estejam próximos, formando um quadrado, como podemos ver na imagem acima.
Assim que os 4 aspersores forem selecionados, aparecerá a seguinte tela:
Este tela possui ao lado direito 2 caixas de texto. A primeira deve ser preenchidas com a evapotranspiração da sua região, a segunda é a eficiência do sistema, que já virá preenchida em 80% mas pode ser alterada, e a última, que é o resultado do cálculo, onde aparece o tempo necessário para fornecer a lamina de água para aquele setor.
Aqui nesta tela seria o final da nossa matéria se não fosse por uma questão: Neste setor nós temos dois tipos de bocais diferentes, sendo assim, vamos ver o que acontecerá quando selecionarmos os outro 4 aspersores. Lembre-se que para ter o resultado você deve selecionar 4 aspersores próximos, desta forma:
Agora, perceba que ao colocarmos o mesmo valor de evapotranspiração que utilizamos anteriormente, o tempo de irrigação virá diferente. Isto aconteceu porque a vasão dos bocais são diferentes. Como os diferentes bocais estão no mesmo setor, seria impossível controlar o tempo que cada um deles necessita para fazer a rega.
Este é o bocal 8 Van, que foi utilizado do lado esquerdo do projeto. A vasão dele é 0,26 m³h:
Já o bocal 12 Van, que foi utilizado do lado direito do projeto possui a vasão de 0,30 m³h:
Sendo assim, para resolvermos esta questão nós temos duas opções: ou deixamos todo o setor com o mesmo bocal, deletando e distribuindo novamente, ou criamos um novo setor e dividimos pelo bocal, os aspersores para cada um deles.
Agora o calculo de precipitação do setor sairá corretamente, e o tempo de rega que o HydroLANDSCAPE apresentar poderá ser inserido no controlador.