S
aiba mais sobre os tipos de conexões existentes!
Atualmente existem vários tipos de entradas de conexões que além de ligarem os tubos entre si, também são responsáveis por conectarem outros periféricos como válvulas, bombas, aspersores, tanques, torneiras e etc.
Dentre os que estão especificados no nosso sistema, existem:
CAPCruzetaCurva 45°Curva 90°Joelho 45°Joelho 90°Junta fixa/articuladaLuvaLuva de reduçãoTêTuboUniãoY
CAP
O CAP serve para fechar a saída de uma tubulação. Existem CAP de todos os modelos de entrada e com diversos designs diferentes.
Cruzeta
A cruzeta serve para encaixarmos 4 tubulações juntas. Ele pode ter diversas saídas na mesma conexão, como soldável x rosca, ou junta elástica x solda, etc. Ele também pode ter saídas com diâmetros nominais diferentes, virando uma cruzeta de redução.
Curva 45°
A curva de 45° serve para encaixar dois tubos de maneira que eles façam uma curva aberta no ângulo de 45°. O que permite a sua localização em partes da tubulação onde a pressão é maior. Ela pode ter diversas saídas na mesma conexão, como soldável x rosca, ou junta elástica x solda, etc.
Curva 90°
A curva de 90° serve para encaixar dois tubos de maneira que eles façam uma curva aberta no ângulo de 90°. O que permite a sua localização em partes da tubulação onde a pressão é maior. Ela pode ter diversas saídas na mesma conexão, como soldável x rosca, ou junta elástica x solda, etc.
Joelho 45°
O joelho de 45° serve para poder encaixar dois tubos de maneira que eles façam uma curva bem fechada e acentuada no ângulo de 45°. O que permite a sua localização em partes da tubulação onde a pressão é menor. Ele pode ter diversas saídas na mesma conexão, como soldável x rosca, ou junta elástica x solda, etc.
Joelho 90°
O joelho de 90° serve para poder encaixar dois tubos de maneira que eles façam uma curva bem fechada e acentuada no ângulo de 90°. O que permite a sua localização em partes da tubulação onde a pressão é menor. Ele pode ter diversas saídas na mesma conexão, como soldável x rosca, ou junta elástica x solda, etc.
Junta fixa/articulada
As juntas articuladas são instaladas entre o aspersor e a tubulação protegendo-os de futuros danos físicos provocados por forças exercidas sobre o aspersor pressionando-o para baixo.
Luva
A luva serve para encaixarmos 2 tubulações juntas. Ele pode ter diversas saídas na mesma conexão, como soldável x rosca, ou junta elástica x solda, etc. Ela é apenas uma luva quando tem o valor do diâmetro das suas saídas igual.
Luva de redução
A luva serve para encaixarmos 2 tubulações juntas. Ele pode ter diversas saídas na mesma conexão, como soldável x rosca, ou junta elástica x solda, etc. A luva de redução tem esse nome por possuir duas saídas com diâmetros nominais diferentes.
Tê
O tê serve para encaixarmos 3 tubulações juntas. Ele pode ter diversas saídas na mesma conexão, como soldável x soldável x rosca, ou junta elástica x solda x rosca, etc. Ele também pode ter saídas com diâmetros nominais diferentes, virando um tê de redução.
Tubo
Um tubo, cano ou conduta é um cilindro oco comprido geralmente fabricado em cerâmico, metal ou plástico. Pode variar de diâmetro, espessura de parede e comprimento. Tubos são, geralmente, utilizados em transporte de líquidos e/ou gases Construção civil.
União
A união tem a mesma finalidade da luva, diferenciando-se apenas na aplicação, visto que a luva é solvável e para a sua retirada é necessário cortar o tubo. Já com a união, é possível removê-la sem danificar a tubulação.
Y
As conexões em Y permitem que consigamos criar uma bifurcação com tubos. Atualmente existem as conexões em Y que criam uma bifurcação na ponta, e as que tem uma das suas pontas no ângulo de 45°.
Os tipos de conexões podem ser vistos no HydroMANAGER, em "Especificações do Tubo" e logo após em "Forma".