Porquê é preciso fazer upgrade do banco de dados
A AuE Soluções trabalha continuamente para ampliar e melhorar o banco de dados do sistema. Assim estamos revisando os dados cadastrados, trocando imagens, completando fichas de dados, revisando as informações botânicas e adaptando as representações gráficas dos itens.
Quem compra uma versão nova dos programas e já possui uma versão anterior está fazendo um UPGRADE do sistema. De uma versão para outra o sistema altera o formato do banco de dados, por isto não é possível simplesmente copiar os arquivos de dados da versão anterior para a pasta do programa novo. Se você fizer isto o programa novo não irá funcionar.
Como funciona o programa de upgrade
Para migrar os dados que você cadastrou no banco de dados anterior, o programa de instalação do sistema novo executa o programa upgrade.exe. Este programa de upgrade é acionado no final da instalação do software e migra os dados da versão imediatamente anterior do sistema.
O primeiro passo é escolher o tipo de upgrade, ou seja, se o programa vai achar os dados da instalação anterior ou se vai buscar os dados em um backup feito na versão anterior.
Se você já tiver formatado o computador para receber a instalação nova e tiver um backup dos dados da versão anterior use a segunda opção.
O programa de upgrade possui algumas opções, é preciso atenção para marcar somente o que for necessário.
- O melhor pra maioria dos clientes é não marcar nenhuma das 3 opções.
- Mesmo quem cadastrou muita coisa no banco de dados, não precisa de nenhuma das 3 opções. Sem marcar nada as coisas que você cadastrou já são migradas pro banco novo.
- A opção Manter os códigos pode fazer sentido para quem mudou os códigos, por exemplo "TAAV" é Tabebuia Avelanedae, ja vimos alguns clientes usando só "TA" para Tabebuia Avelanedae ou outro código qualquer. Nestes casos vale a pena marcar esta opção.
- A opção Manter a escolha dos desenhos e hachuras pode ser útil, talvez das 3 opções esta seja a mais útil. Esta opção copia as escolhas de representação gráfica que o cliente fez para o banco novo.
- A opção Migrar todos os itens faz com que o cliente perca a revisão botânica feita na última versão.
Se for upgrade do 2018 pra 2022 o cliente deve perder parte dos dados da pesquisa de SAF`s, toda a revisão de nomenclatura e parte da revisão de completou as fichas. Isso para que o cliente tenha os dados que ele alterou no DataManager.
Se você abriu o DataManager e mudou a época que as plantas florescem, o tipo de fruto e os outros dados botânicos das plantas que foram cadastradas pela AuE, conferindo, revisando e corrigindo estas informações, pode valer a pena marcar esta opção. Porém é importante ter em mente que a equipe da AuE verifica estas informações para os itens entre o lançamento de uma versão e outra. Então se você não fez uma revisão, não vale a pena marcar esta opção.
A opção Migrar todos os itens também pode perder outros tipos de dados, como informações do cadastro de materiais.
Na dúvida, não marque esta opção, faça o upgrade e se posteriormente você se arrepender, pode rodar o programa de upgrade novamente.