OBS.: Está matéria foi publicada para o AutoLANDSCAPE 2006, embora possa ser utilizada de forma parecida no AutoLANDSCAPE 2009
O uso de Grupos no AutoLANDSCAPE
Autor: Arq. Paulo Eduardo Bracher Jr. - Data: 28/09/2006
O AutoLANDSCAPE 2006 possui 6 abas: Plantas, Plano de massas, Mobiliários, Pisos, Grupos e Extras. Nesta matéria, falaremos sobre a 5ª aba, Grupos.
Esta aba é uma novidade, surgida na versão 2006 do AutoLANDSCAPE. É um recurso que permite transformar várias entidades numa só. Assim, os exemplos abaixo podem ser usados como um bloco único, que pode ser inserido quantas vezes forem necessárias, economizando memória e facilitando a identificação e quantificação:
um vaso com uma ou mais plantas dentro;
várias plantas de espécies diferentes que estejam próximas umas das outras;
um lago (polyline) com várias plantas ou bancos ao redor;
um banco com uma pessoa assentada.
Estes são apenas algumas possibilidades de uso dos grupos.
Como exemplo, o AutoLANDSCAPE já vem com um grupo, que é um vaso de concreto com uma Alcea rosea (Malva-rosa) dentro.
Para criar um grupo, coloque na tela do CAD os itens que formarão este grupo e clique no botão "Criar Grupo" e o programa exibirá esta tela:
Selecione os itens, tecle e indique o ponto de inserção.
Na tela seguinte, digite um nome e um código para este grupo. Agora, para usar este grupo no desenho, basta clicar no botão com a seta para baixo, ao lado de "Editar Grupos" e selecionar o grupo recém criado. A inserção dos grupos é semelhante à dos mobiliários, com duas opções: um único item e converte.
Este é mais um recurso para agregar valor aos seus projetos feitos com o AutoLANDSCAPE.